logo RCN

Joinville se prepara para receber os JUBs 2023

  • Foto: CBU / Divulgação -

Mais de 5 mil atletas de todo o Brasil se reunirão na cidade catarinense para 14 dias de intensa competição

A contagem regressiva começou para a cidade de Joinville, que se prepara para sediar a maior competição universitária da América Latina. Em menos de 10 dias, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) terão início, acontecendo na cidade catarinense entre os dias 8 e 21 de outubro. Toda a estrutura para receber mais de 5 mil atletas está em fase final de preparação, prometendo 14 dias repletos de esportes e cultura.

Com a participação de 320 instituições de ensino superior de todos os 27 estados brasileiros, os JUBs abrangerão 21 modalidades esportivas, distribuídas em diversos equipamentos esportivos da cidade. Os principais locais de competição incluem o Centreventos Cau Hansen, CT Ivo Varella, Joinville Tênis Clube, Tupy, Univille, além dos ginásios Mário Timm e Abel Schulz e a Expoville, que se tornará o epicentro da competição, com seu boulevard dedicado aos atletas.

A cerimônia de abertura está marcada para a segunda-feira, dia 9, no Centreventos, e promete ser um evento grandioso, dando o pontapé inicial para duas semanas de competição intensa. Os JUBs são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e trazem um fluxo significativo de visitantes e uma movimentação econômica considerável para a cidade.

Alessandro Batisti, diretor de esportes da CBDU, expressou sua confiança na capacidade de Joinville em hospedar com sucesso o evento, destacando os investimentos em infraestrutura e na rede hoteleira local. "Temos certeza de que teremos 15 dias de um grande evento aqui, com investimentos realizados principalmente em estrutura e na rede hoteleira que está sendo contratada. Todos os atletas ficam nos hotéis da cidade. Então, temos uma expectativa muito grande de que possamos fazer um grande evento. Joinville demonstrou ter toda a estrutura para realizar esse evento aqui", afirmou Batisti.

Caroline Antunes, secretária de Esportes de Joinville, ressaltou o orgulho da cidade em sediar os JUBs e o impacto positivo que isso trará para a comunidade local. Ela, que também é ex-atleta universitária e participou de seis edições dos Jogos, enfatizou a importância do evento como um intercâmbio cultural e esportivo. "A cidade se transforma, teremos uma movimentação enorme na cidade. Teremos jovens espalhados pela cidade inteira. É um intercâmbio muito bacana, são culturas muito diferentes, são muitas modalidades juntas, é um 'mini jogos olímpicos'", disse Antunes.

Além dos jogos, a cidade de Joinville também está se preparando para acolher calorosamente os atletas, envolvendo as crianças da rede municipal de ensino em ações especiais. As crianças estão confeccionando cartas e presentes que representam a cidade para presentear os participantes que começam a chegar à cidade no próximo domingo, dia 8.

"Essa é uma ação da secretaria de educação, para ver como de fato, estamos todos envolvidos. As crianças estão fazendo essas cartinhas, estão fazendo aqueles separadores de livros com algumas imagens da cidade. Eu li algumas e estão de emocionar e também esses outros presentinhos que as nossas crianças do município estão deixando para eles", revelou Antunes.

Joinville é campeã da Olesc 2023 Anterior

Joinville é campeã da Olesc 2023

Com brilho de Darlan, Brasil supera República Tcheca por 3 sets a 2 Próximo

Com brilho de Darlan, Brasil supera República Tcheca por 3 sets a 2

Deixe seu comentário